terça-feira, 6 de maio de 2008

Cólica renal

descrição

É uma dor muito intensa e intermitente num dos lados do corpo que pode se estender até a região abdominal e a pélvis. É produzida por um cálculo que provoca a obstrução das vias urinárias.

causas

Os cálculos urinários podem decorrer de um excesso de cálcio na urina que, pelo fato de não poder se manter dissolvido, precipita em forma de cristais. Menos freqüente é a formação de cálculos de ácido úrico e cistina.

sintomas

Além da dor característica da cólica, podem aparecer náuseas, vômitos, febre e calafrios. Sente-se necessidade urgente de urinar e pode haver sangue na urina. Quando a obstrução ocorre nos tubos que percorrem os rins, a dor pela obstrução também pode ser percebida na região lombar.

diagnosticos

Em presença de uma dor característica de cólica renal, uma análise de urina exibe hemácia, leucócitos e cristais que formam o cálculo. Quando for necessário realizar testes adicionais, podem ser feitos Rx que permitem identificar os cálculos quando são depósitos de cálcio ou de magnésio e fosfato. Em certos casos, os cálculos de ácido úrico podem ser visualizados utilizando técnicas radiológicas que empregam material de contraste.

tratamentos

Quando os cálculos estão situados nos tubos que percorrem os rins ou na saída dos ureteres, pode ser utilizada uma terapia de ondas sonoras para a sua pulverização. Depois, recomenda-se ingerir líquidos para ajudar a eliminar os restos do cálculo pela urina. Quando o cálculo está situado na parte inferior do ureter, pode ser extraído por endoscopia da uretra. As dores podem ser aliviadas usando analgésicos fortes. Quando os cálculos são pequenos e considera-se que a pessoa pode eliminá-los de maneira natural, prescreve-se um calmante e indica-se a ingestão de muito líquido para estimular a micção.

Fonte:
http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=60

 

Carlos Terra | meu contato