quarta-feira, 7 de maio de 2008

Perguntas e respostas sobre acuputura


1)O que é a acupuntura?

A acupuntura é um dos procedimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os outros são: dietoterapia (Alimentação), os exercícios (Tai Chi Chuan, Qi Gong, Lian Gong, etc), as massagens (Tui Na, Shiatsu, etc) e fitoterapia (ervas). Podemos de uma forma geral também incluir Astrologia Chinesa e o Feng Shui neste contexto. A acupuntura tem suas bases em 3 filosofias ancestrais: o Budismo, o Taoísmo e o Confucionismo. No Brasil foi reconhecida como especialidade médica em agosto de 1995. A técnica em si consiste em estimular certas regiões anatômicas denominadas pontos de acupuntura. O estímulo pode ser feito de várias formas, com agulhas, com impulsos elétricos, com calor (moxa) ou com raio laser.Como se observa os são mais ou menos invasivos daí a necessidade de um conhecimento de anatomia para que não ocorra nenhum dano ao paciente.

2)A acupuntura é um tratamento doloroso?

Sim e não. As agulhas mais usadas têm mais ou menos a espessura de um fio de cabelo, cerca de 10 vezes mais fina que uma agulha comum de injeção. Um dos fatores que podem provocar dor é a inserção da agulha fora do acuponto. Embora a inserção não precise ser no local exato mesmo porque o ponto sofre pequenas oscilações de posição, mas não deve ser feita muito fora da região do ponto. Se a inserção da agulha é feita de forma muito agressiva também pode provocar dor. A manipulação da agulha também costuma ser dolorida, e no geral não é necessária. Excetuando-se estas condições, a aplicação das agulhas costuma ser quase indolor.

3)A acupuntura é um método seguro?

A acupuntura desde que praticada por uma pessoa capacitada é um método seguro e sem efeitos colaterais. Geralmente os transtornos que ocorrem numa sessão de acupuntura estão mais ligados à falta de conhecimentos anatômicos, fisiológicos e clínicos quem está aplicando as agulhas.

4)A acupuntura pode transmitir doenças?

A acupuntura é um método invasivo logo existe um risco embora muito pequeno de contaminação.Mas hoje em dia com o uso de agulhas descartáveis ou individuais o risco de contaminação praticamente desaparece.Outro dado importante é que a agulha utilizada é do tipo fechada o que impossibilita o acúmulo de qualquer substância no seu interior. Na literatura médica são extremamente raros os relatos de casos de infecção por acupuntura.

5)Ocorre algum tipo de sangramento durante a sessão de acupuntura?

Eventualmente pode ocorrer um pequeno sangramento por lesão de micro-vasos. Estes pequenos sangramentos se resolvem apenas com pressão local. Outras vezes ocorre um sangramento bastante escuro que é o sangue que estava estagnado dentro do meridiano.

6)Qual a freqüência das sessões?

Nos casos de desequilíbrios crônicos geralmente as sessões são semanais. Os esquemas de tratamento nestes casos preconizam ciclos de tratamento, cada ciclo é composto de 10 sessões, logo um tratamento típico de acupuntura dura cerca de 3 meses, podendo ser ampliado se necessário. Nos casos agudos e/ou dolorosos a freqüência pode ser diária ou em dias alternados até o desaparecimento do quadro, neste caso não existem os ciclos de tratamento, são terapias mais breves.

7)Como é uma sessão de acupuntura?

Geralmente a sessão é feita após uma consulta onde vão ser feitos diagnósticos através da face, pulsos, língua e queixas do paciente, é uma consulta um pouco diferente da que ocorre na medicina convencional. Normalmente a colocação das agulhas é feita por todo corpo e pede-se que o paciente venha com roupas confortáveis e que facilitem a exposição das áreas onde vão ser aplicadas as agulhas. As sessões são feitas com a pessoa deitada, mas pode ser feita também com o paciente sentado. As sessões em média duram cerca de 30 minutos, podendo ser aumentadas ou diminuídas em função do estado da pessoa naquele momento.

8)Qual o mecanismo de ação da acupuntura?

Este é um tema que durante todos estes séculos praticamente não foi discutido, se sabia que a acupuntura funcionava e isto era o suficiente. Nos últimos anos com a chegada da acupuntura ao ocidente, começaram os questionamentos (que foi precedido pela ignorância e pela ridicularização) e nas ultimas décadas começaram a surgir as pesquisas cientificas. A teoria mais aceita hoje é a neuro-imuno-endrócrina. A agulha estimula as terminações nervosas dos músculos que mandam sinais para o sistema nervoso central que por sua vez libera neurotransmissores (endorfinas). No sistema nervoso central o estímulo da acupuntura se da em 3 níveis distintos: o medular, o mesencefálico e o hipotalâmico. A estimulação do eixo hipotálamo-hipofisário provoca a liberação de beta-endorfina. Esta liberação por sua vez leva a produção da mesma quantidade de cortisol, que atua em processos inflamatórios em geral. No nível do mesencéfalo os neurônios são estimulados e liberam serotonina e norepinefrina que inibem o impulso doloroso a nível medular. E finalmente no nível medular os interneurônios da substância gelatinosa liberam dinorfina e bloqueiam o impulso doloroso que se propaga pelas fibras aferentes nociceptivas Existe ainda um outro mecanismo pouco estudado pela ciência ocidental que é a captação da energia do céu e da terra pelo ponto de acupuntura, que na realidade é o que está na origem da teoria da acupuntura. .

9) A acupuntura pode provocar efeitos ou reações colaterais?

Não. No geral pode ocorrer uma sensação de relaxamento durante e logo após a sessão. Se a sessão for muito longa a pessoa pode sentir-se um pouco zonza, mas logo ao andar passa. Após as sessões, muitas vezes ocorre um aumento da diurese. Algumas pessoas podem ter o aparecimento de algum tipo de eliminação como corrimentos vaginais, diarréias ou coriza, que significam uma eliminação do organismo que param com a seqüência do tratamento. Existe também um efeito colateral muito agradável, que é a sensação de bem estar que permanece por alguns dias após a aplicação, que está ligado a liberação das endorfinas.

10) Que cuidados devem tomados antes e após as sessões?

Antes das sessões é interessante que a pessoa não esteja nem em jejum muito prolongado e nem ter comido em excesso. È conveniente que se abstenha de relações sexuais e atividades físicas muito intensas. No período de cerca de 1 hora após a sessão é necessário evitar tomar banhos ou atividades na água. Estas restrições não são de forma nenhuma absolutas, são apenas recomendações para que se obtenha o máximo resultado do tratamento.

11) Quais doenças podem ser tratadas com a acupuntura?

Em princípio todas as desarmonias da nossa saúde podem ser ajudadas pela acupuntura. De uma forma geral as patologias que estão numa fase energética ou funcional (depressão, ansiedade, stress, insônia, enxaqueca, gastrite, distúrbios da menstruação, asma, rinite, sinusite, bronquite, entre outras) tendem a ser curadas e as doenças lesionais (tumores malignos) apresentam melhoras, mas nem sempre são curadas, e não devem ser tratados apenas com a acupuntura.

12) A acupuntura é compatível com outros tratamentos?

Totalmente. A acupuntura pode ser feita isoladamente ou concomitantemente a outros tratamentos, como homeopatia, fitoterapia, florais e mesmo os tratamentos da medicina convencional. Na experiência diária percebemos que a acupuntura atua no sentido de diminuir a duração dos outros tratamentos.

Dr. Fábio Pisani

Por
Fábio Pisani
Médico Acupunturista

 

Carlos Terra | meu contato