terça-feira, 6 de maio de 2008

Doença de Parkinson

descrição

É uma doença neurodegenerativa gradativa e progressiva, caracterizada por apresentar tremores durante o repouso, alterações na marcha e rigidez. Afeta 1% das pessoas maiores de 60 anos de idade.

causas

É causada por uma degeneração celular dos gânglios basais, encarregados da coordenação dos movimentos da postura e da motricidade fina. Essa degeneração provoca uma deficiência de dopamina (neurotransmissor químico que permite a condução nervosa dessa informação) e uma diminuição do número de conexões nervosas. Outras doenças degenerativas ou os fármacos inibidores da dopamina podem dar origem a essa doença.

sintomas

Tremores que pioram no repouso e com o estresse emocional e que podem afetar as extremidades, a mandíbula e as pálpebras. Rigidez muscular, dificuldade na mobilidade, posição abaixada, falta de equilíbrio, depressão, imobilidade dos músculos da face, dificuldade na deglutição. Como o controle dos músculos da mão está deteriorado, todas as atividades diárias são muito complexas.

diagnosticos

Exame médico rigoroso e tomografia computadorizada.

tratamentos

Não existe cura para essa doença, mas podem sem ministrados fármacos para melhorar a mobilidade muscular. Outro tipo de abordagem terapêutica é a estimulação cerebral profunda. Os doentes que não respondem aos tratamentos com medicamentos são candidatos para esse tipo de cirurgia que, a diferença do que acontece com a cirurgia tradicional, não destrói o tecido cerebral e sim modifica eletricamente os sinais anormais do cérebro. São importantes uma série de exercícios e uma dieta saudável e de relaxamento.

Fonte:
http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=79

 

Carlos Terra | meu contato