terça-feira, 6 de maio de 2008

Gota

descrição

É um tipo de artrite. Nesse transtorno existe a acumulação de cristais de uratos nas articulações, que provocam inflamação, inchaço, dor e, se o problema não for resolvido, uma visível deformação.

causas

A gota é causada por um excesso de ácido úrico no corpo que pode decorrer de uma produção excessiva, do deficiente funcionamento dos rins ou por ingestão de quantidades exageradas de alimentos contendo purinas, tais como carnes vermelhas, mariscos, ervilhas e feijão. As bebidas alcoólicas e o estresse também aumentam significativamente os níveis de ácido úrico no sangue e provocam ataques de gota. Com o passar do tempo, níveis elevados de ácido úrico geram depósitos de cristais nas articulações. A inflamação que esses cristais produzem provocam o ataque de gota. Geralmente associado a este transtorno das articulações, achamos a formação de cristais de uratos nas vias urinárias, formando cálculos que podem obstruir o fluxo de urina e produzir cólicas renais. Também a gota associa-se com a hipertensão, a diabetes melito e a obesidade.

sintomas

Durante os ataques de gota existe o acometimento de intensas dores articulares, inchaço e inflamação. Os ataques podem ser repentinos ou desencadeados por lesões mínimas e, vias de regra, ocorrem durante a noite. Pode provocar febre, calafrios, taquicardia. Quando o processo progride, pode causar deformações e limitar o movimento das articulações. Podem formar-se nódulos por baixo da pele, nas regiões articulares, e na cartilagem das orelhas.

diagnosticos

Um diagnóstico exato é essencial, pois muitas outras moléstias podem gerar sintomas de artrite, mas o tratamento para a gota é específico.

tratamentos

O tratamento habitual durante um ataque de gota é a administração de antiinflamatórios não esteróides. É conveniente não tomar aspirina durante os ataques de gota. Para evitar novos ataques, torna-se necessário beber muito líquido, seguir uma dieta principalmente vegetariana e não beber bebidas alcoólicas. Em pacientes que apresentam ataques de gota freqüentes, deve-se procurar normalizar os níveis de ácido úrico para evitar a formação de cálculos renais.

Fonte:
http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=98

 

Carlos Terra | meu contato