terça-feira, 6 de maio de 2008

Infecção da próstata

descrição

A infecção bacteriana aguda é causada pela presença de bactérias na próstata. A infecção bacteriana aguda é causada pela presença de bactérias na próstata. Normalmente o fluído prostático é estéril. A bactéria pode entrar no local através da uretra, que é um tubo que liga a bexiga até o meio externo. É através da uretra que o xixi sai do nosso organismo. Estas bactérias podem multiplicar- se rapidamente, causando prostatite bacteriana. Esta condição é geralmente acompanhada de uma infecção urinária.

causas

O agente infeccioso mais comum é uma bactéria encontrada no intestino, a bactéria coliforme, que geralmente causam infecção urinária no adulto. Condições que façam com que o homem tenha mais facilidade para adquirir infecção urinária também podem contribuir para a prostatite. Uma destas causas é que devido ao aumento da glândula da próstata, existe uma compressão da uretra, ou seja, diminui o fluxo urinário entre a bexiga e a via externa, causando uma retenção urinária, acarretando em um meio propício para as bactérias se desenvolverem.

sintomas

Os sintomas geralmente são severos e vem agudamente. Os sintomas são: febre em crianças, dores nas articulações e músculos, dor nas costas, dor na base do pênis, urgência miccional, dor ao urinar, necessidade de acordar durante a noite para urinar, o qual chamamos de noctúria, dor ao urinar e diminuição no jato urinário.

diagnosticos

O doutor irá se basear na história clínica e exame físico. O doutor pode examinar a próstata através de um exame físico, do toque retal. Um simples exame da urina pode nos dizer se existe um crescimento anormal de bactéria, células brancas do sangue e sinais de células que lutam contra a infecção.

tratamentos

O tratamento medicamentoso é a primeira opção. Medicamentos orais como trimethoprim, sulfamethoxazole ou drogas como fluoroquinolonas podem ajudar. Essas drogas são tomadas por quatro semanas. As vezes, existe a necessidade de internação para que o indivíduo receba medicação intravenosa (pela veia). Prostatite bacteriana aguda associada a um aumento desta pode levar a uma condição de impossibilidade de urinar e de retenção de urina. Neste caso, utilizamos um tubo, passado através da pele que atinge diretamente a bexiga para assim retirar a urina. Não é indicado a passagem da sonda vesical, ou seja, um tubo que é colocado através da uretra peniana que atinge a bexiga, pois este procedimento em indivíduos com prostatite pode acarretar em uma série de complicações.

Fonte:
http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=201

 

Carlos Terra | meu contato