terça-feira, 6 de maio de 2008

Poluição em São Paulo corresponde a dois cigarros por dia e aumenta risco de infarto

05 de maio de 2008 (Bibliomed). O nível de poluição na cidade de São Paulo é tão crítico que seria o mesmo que as pessoas fumassem dois cigarros por dia, segundo estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP. A pesquisa, apresentada nesta semana no XXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, indica que, em uma cidade com ar poluído, o risco de infarto aumenta em 75%.

De acordo com o professor de Patologia da USP, Paulo Saldiva, a exposição aos gases tóxicos agride principalmente os sistemas respiratório e cardiovascular, podendo aumentar a incidência de problemas do coração, como infarto e angina. "Para quem fuma, não faz tanta diferença, mas para o não-fumante cria condições para o desenvolvimento de várias doenças, entre elas as do coração", revela o especialista.

Os estudos da USP, assim como pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos, indicam que o risco de infarto cresce 75% em uma cidade como São Paulo, comparada com uma cidade de ar limpo. E esse índice multiplicado por 16 milhões de habitantes representa centenas de mortes que poderiam ser evitadas.

Por isso, Paulo Saldiva defende uma política urbana mais adequada. "Precisamos olhar o problema de frente e buscar saídas imediatas para reduzir a emissão de poluentes", alerta. "As chances de ocorrer um infarto em meio a um congestionamento crescem em duas vezes e meia", acrescentou o professor.

Fonte: XXIX Congresso Socesp

 

Carlos Terra | meu contato