quarta-feira, 7 de maio de 2008

Homeopatia

Com o conceito de que o “semelhante cura o semelhante”, o alemão Samuel Hahnemann desenvolveu por volta de 1800 a homeopatia, uma terapia natural para a ineficiente e problemática medicina tradicional da época.

Na virada do século 19, pouco se sabia sobre as causas das doenças, o que levou Hahnemann a focar nos sintomas dos mesmos. Seus estudos demonstraram que um remédio para malária , quando tomado por um indivíduo saudável, produzia sintomas semelhantes a malária, fazendo-o concluir que o “ semelhante cura o semelhante”. Uma substância que causa certo sintoma deveria também curá-lo. Esta idéia já havia sido sugerida por Hipócrates na antiga Grécia. Devido ao fato de que grandes dosagens de muitas substâncias eram venenosas, ele passou a utilizar cada vez mais concentrações menores, chegando a máxima que quanto mais diluído a substância, maior será o seu poder de cura.

Produtos homeopáticos são soluções extremamente diluídas (normalmente 1 parte por milhão ou menos) oriundas de diferentes ervas, produtos animais ou químicos. Na maioria dos casos, são tão diluídos que se torna praticamente impossível detectar a origem dos seus princípios ativos em testes de laboratório.

Existem milhares de produtos homeopáticos, e seus benefícios cobrem praticamente todos os tipos de sintomas imagináveis. Como são produtos seguros, não há mal nenhum em se tomar os mesmos com o intuito de se evitar resfriados, dores de cabeça e indigestões. Estudos mostraram que determinados produtos homeopáticos são mais eficientes que remédios convencionais no tratamento de determinados tipos de alergias e asma. Não seria recomendado, entretanto, tomá-los como única e principal solução de cura para qualquer doença em estado grave.

Por
Equipe de jornalismo
Planeta Natural
 

Carlos Terra | meu contato