terça-feira, 6 de maio de 2008

Impotência

descrição

A impotência é a falta de capacidade de se alcançar uma ereção, e mantê-la, ou a interrupção da ereção durante o ato sexual.

causas

Problemas vasculares, a ingestão de alguns remédios, transtornos neurológicos, anomalias no pênis são causas físicas freqüentes da impotência, que também pode se originar a partir de problemas de origem psicológica. As causas psicológicas parecem ser mais freqüentes entre os homens jovens, enquanto que as causas físicas se apresentam em homens de maior idade. Mesmo que a impotência se torne um transtorno freqüente com a idade, isto não quer dizer que envelhecer implique em ter problemas de impotência; muitas vezes trata-se de problemas prévios que se manifestam em forma de transtornos como a impotência nos homens de maior idade. Os antipsicóticos, antidepressivos, anti-hipertensivos, sendas, a cimetidina e o lítio são os remédios que com maior freqüência causam impotência; também o álcool. Aproximadamente 25% dos casos de impotência têm sua origem neste tipo de medicamentos. Outras causas podem ser de origem hormonal, e também por problemas psicológicos, tratando-se de culpa sexual, dúvidas sobre a identidade sexual, ansiedade e depressão.

sintomas

Esta disfunção erétil pode ser identificada como tal se a incapacidade de manter –ou alcançar– a ereção se apresenta pelo menos na metade das tentativas de concretizar uma relação sexual.

diagnosticos

Durante a consulta com o médico, o profissional indaga ao paciente sobre as características dos sintomas, e determina, em primeira instância, que se trate de impotência e não de outro tipo de transtorno; e também avalia a possibilidade de que a origem seja psicológica. Devem ser avaliados os possíveis antecedentes de cirurgia retal, pélvica, vascular ou de próstata e alterações nas características sexuais masculinas que pudessem indicar a existência de algum transtorno hormonal. Exames de sangue feitos em laboratório servem para avaliar eventualmente estas alterações ou para identificar o desenvolvimento de alguma doença que poderia originar a impotência.

tratamentos

Se as causas forem psicológicas, as terapias possíveis se complementam com técnicas de concentração dos sentidos, com as quais se busca enfatizar a relação, o contato íntimo e o conforto emocional e não se centrar no coito em si. Alguns remédios antidepressivos ou psicoterapia são recomendáveis em casos de depressão como origem da impotência. Distintos remédios podem ser utilizados para gerar ou ajudar a manter a ereção, de acordo com os casos. Também existem dispositivos chamados de vazio, que são colocados sobre o pênis flácido produzindo uma pressão que ajuda a levar o sangue até as artérias penianas. Existem implantes e próteses que são utilizados nos casos que não respondem a outro tipo de tratamentos, e se implantam cirurgicamente.

Fonte:
http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=109

 

Carlos Terra | meu contato